quarta-feira, 18 de maio de 2011

Movimento LGBT luta por aprovação de projetos em Brasília


Nesta terça feria em Brasília ocorreu o 8° Seminário LGBT e teve apoio de artistas como Wanessa Camargo, Preto Gil. Nesse seminário o movimento homossexual reivindica a aprovação de projetos de lei como: PL 1151/95, que regulamenta a união civil entre pessoas do mesmo sexo,  que foi apresentado pela então deputada e hoje senadora Marta Suplicy (PT-SP) o mesmo está na pauta do Plenário da Câmara. E PL 5003/01, que criminaliza os atos de homofobia, da ex-deputada Iara Bernardi, já foi aprovado pela Câmara e está em tramitação no Senado.
O deputado Jean Wyllys também presidente da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT na Câmara, declarou a importância do apoio de artistas para esta questão dos diretos homossexuais.
Além disso MEC e PT apresentaram o Kit Gay ainda não lançado oficialmente, o kit se resume em um material didático como vídeo intitulado Encontrando Bianca, folhetos e cartilhas destinado a combater a homofobia e será distribuído para mais de 6 mil escolas da rede pública.
O vídeo Encontrando Bianca relata a historia de um adolescente de 15 anos que se apresenta como José Ricardo nome escolhido pelo pai. Mas depois de um tempo o garoto prefere ser chamado de Bianca, nome que o mesmo escolheu inspirado no nome de sua atriz favorita.
Por vários momentos no vídeo o jovem aponta os problemas enfrentados no dia a dia como no momento de escolher o banheiro feminino e não masculino, bullyning e ser chamado pelo nome de batismo na hora da chamada.
E para encerrar as atividades do seminário ocorreu hoje uma Marcha contra Homofobia, os integrantes do movimento fizeram uma caminhada da Catedral até o Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário