domingo, 22 de maio de 2011

MORADORES DA VILA SÃO PEDRO INTERDITAM BR 364 E EXIGEM POLICIAMENTO NA COMUNIDADE.. É ISSO AI OTIMA INICIATIVA






A população da vila São Pedro interditou a BR-364, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (20), impedindo com pneus o acesso a ponte da comunidade, para protestar contra a falta de segurança e de policiamento que tem causado insegurança aos moradores.
O líder da comunidade Aldemir informou que a manifestação tem o objetivo de alertar as autoridades para o não cumprimento de um acordo feito de fornecer policiamento no final de semana – sextas-feiras, sábados e domingos – além de policiamento de rotina nos demais dias da semana.
“É preciso que as autoridades cumpram o que foi acordado com a presença dos representantes do governo e da Polícia Militar. Fizemos um primeiro movimento e o que foi acertado não foi cumprindo. Mas, estamos dando novamente um crédito, vamos fiscalizar e esperar para ver. Se não cumprirem com o que está escrito neste documento que está na minha mão vamos voltar o movimento”, disse.
Um morador da comunidade reclamou de vândalos que causam problemas na comunidade, sendo necessário um posto da polícia. “Tem uns usuários de drogas que vivem perturbando e bagunçando na comunidade. Ontem mesmo jogaram pedras e pedaços de asfalto dentro da minha casa. Quando tinha o posto da policia aqui tinha menos problemas”, disse.
O vereador Altemar Virginio (PP) acompanhou o problema da interdição da BR-364 na Vila São Pedro e parabenizou a comunidade pela atitude, afirmando que desde que assumiu seu mandato fez diversas solicitações ao Governo do Estado para implantar postos policiais nas comunidades da zona rural.
“É preciso o Governo do Estado cumprir com seu papel e mesmo sendo um vereador da Frente Popular entendo que é preciso o cumprimento do acordo feito com a comunidade, pois se procuramos alguma obra do governo na zona rural não vamos encontrar. Então, a população precisa exigir segurança pública das autoridades”, disse.
Outro participante do movimento, Antonio Ivan, disse que a população da vila São Pedro está precisando de segurança, porque existe um grande número de marginais que estão perturbando o sossego. “Com a presença da polícia se evita muita coisa”, disse.
O morador Adão enfatizou que as pessoas pensam que a Vila São Pedro é uma comunidade tranqüila, mas na verdade não está mais assim “Eu nasci e me criei aqui e estou muito preocupado com a situação. O dia a dia está complicado. Não se pode mandar uma criança comprar nada no mercado porque os marginais tomam o dinheiro dela, os ladrões vivem roubando e esta semana um marginal deu um tiro numa mulher, felizmente não pegou. Então, queremos segurança permanente, é a terceira vez que nos reunimos com as autoridades que não cumprem o que prometem. Eles começam a atender o pedido e devagarzinho vão esquecendo. Mas, a partir de agora vamos radicalizar. Se não cumprirem vamos exigir a presença do governador aqui e não vai adiantar mandar secretário de segurança e representante da polícia que não vamos atender. O certo mesmo é ter segurança permanente com dois policiais na comunidade”, disse.
O Assessor Especial do Governo do Estado, Itamar de Sá, participou das negociações com as lideranças da vila São Pedro e avaliou que a manifestação realizada na Vila São Pedro foi uma manifestação pacífica.
“A população entendeu ser necessário se mobilizar para reivindicar melhorias nas condições de policiamento na comunidade. A Polícia Militar já vinha fazendo uma ação preventiva e repressiva e ficou pactuado um regime especial de atendimento nas sextas-feiras, sábados e domingos das 18 as zero hora. A intenção do Governo é fazer adequação de um prédio cedido pela Prefeitura de Rodrigues Alves para num futuro próximo servir de base permanente para os policiais. Explicamos à população a dificuldade em atender a solicitação imediatamente pela falta de local adequado. O segundo motivo é a necessidade de disponibilizar mais bancos de horas para permitir manter pelo menos dois policiais na vila São Pedro. A intenção do comando da Polícia Militar e do Governo é estar presente com a força de segurança e dar tranqüilidade a todos os cidadãos esteja ele onde estiver”, disse.
O subcomandante da Polícia Militar no Juruá, major Alves, destacou que a Polícia Militar vai atender as solicitações da comunidade, que avalia a necessidade de policiais mais tempo na localidade, enfatizando que todas as ocorrências que aconteceram na região foram atendidas.
“Vamos garantir o policiamento nos finais de semana e fazer um estudo com o Governo para manter um efetivo todos os dias na comunidade”, afirmou
.
www.vozdonorte.com.br - Elson Costa - Fotos Neto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário