quarta-feira, 27 de julho de 2011

PORTÕES FECHADOS PARA OS JOGOS DE PLÁCIDO X CUIABÁ E RIO BRANCO X LUVERDENSE POR FALTA DE HIGIENE E SEGURANÇA

Por causa de problemas sanitários, falhas de engenharia e segurança, dois jogos das séries C e D do Campeonato Brasileiro serão realizados neste fim de semana, em Rio Branco (AC), com os portões do estádio Arena da Floresta fechados. Trata-se do estádio que o governo do Acre apresentou à Fifa quando a capital do Estado foi candidata à sede da Copa do Mundo de 2014.

A Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor constatou falhas nos laudos exigidos pelo Estatuto do Torcedor. Os laudos foram apresentados à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo governo do Acre, que construiu e administra o estádio há cinco anos.

A promotora Alessandra Marques afirmou que os laudos não atendem formal nem materialmente ao Estatuto do Torcedor. Os laudos são de responsabilidade do Conselho Regional de Engenharia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

O governo estadual tentou reverter a situação ao enviar à promotoria um novo laudo do Corpo de Bombeiros em menos de 24 horas. Segundo Alessandra Marques, persistem os problemas com relação às respostas dos quesitos que estão no laudo.

- O Corpo de Bombeiros primeiramente aprovou o estádio com um laudo formalmente incorreto. No dia seguinte, apareceu com um laudo correto cujo conteúdo estamos questionando porque enseja preocupações com a segurança, pois foi aprovado com restrições - explica a promotora.

Ela exige também um novo laudo de vistoria de engenharia na Arena da Floresta, o que deve acontecer tão logo sejam executadas as obras necessárias, apontadas pelo primeiro laudo.

- O laudo da Polícia Militar aprova o estádio, mas a maioria dos quesitos sobre segurança que deveriam ser respondidos positivamente, foram respondidos negativamente. Não existe, por exemplo, câmera de monitoramento. Mesmo tendo respondido tudo negativamente, a Polícia Militar dá o estádio como aprovado - avalia Alessandra Marques.

A promotoria considera a questão muito mais ampla porque a CBF tem o Ministério Público como parceiro para que os jogos sejam realizados de acordo com o Estatuto do Torcedor.

- O Ministério Público não embarga estádio. Quem faz isso é a CBF. O Ministério Público apenas certifica a CBF sobre a segurança dos estádios, com base exclusivamente nos laudos. Não tenho o poder de determinar data e local de jogo.

Prejuízo

Com capacidade para 13,7 mil torcedores, o estádio estará vazio no sábado (30), quando o Plácido de Castro vai enfrentar o Cuiabá em disputa da série D. No domingo, será a vez do Rio Branco disputar uma partida da série C contra a Luverdense.

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Antônio Aquino, disse que existia previsão de que seriam vendidos 10 mil ingressos para cada partida na Arena da Floresta.

Segundo Aquino, a realização de jogos com portões fechados resultará em prejuízo financeiro significativo para os clubes.

- Além disso, uma coisa é jogar com torcida a favor; outra é jogar sem a torcida, o que favorece o visitante. Há cinco anos são realizados jogos no estádio e nunca aconteceu nada grave contra os torcedores, embora a promotoria tenha questionado os laudos anteriormente. O certo é que a CBF tem que cumprir o que determina o Estatuto do Torcedor e o Ministério Público tem que fiscalizar - avalia Aquino.
 
FONTE :  BLOG DO ALTINO MACHADO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário